Nesse texto vamos te ensinar como fazer a cura da panela. Esse é um processo super efetivo e interessante, que aumenta a aderência ao seu utensílio culinário. E o melhor de tudo é que ele é mais fácil de fazer do que você pode imaginar em um primeiro momento.

Assim sendo, veja algumas dicas para fazer a cura da panela. Assim você terá uma série de equipamentos práticos de usar em fáceis limpar. Afinal de contas, assim os alimentos não grudarão em seu interior. Se ficou interessado, preste atenção nas informações a seguir.

Entendendo o processo de cura da panela

Quando você pensa em panelas antiaderentes, o que vem em sua cabeça? Para muitas pessoas, trata-se de uma tecnologia incrível, que permite mais durabilidade e eficiência ao equipamento. Mas, ao mesmo tempo, pode parecer algo que não é possível reproduzir em sua casa.

Bom, saiba que a partir de uns passos simples, você pode fazer a cura de qualquer tipo de panela. E para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Primeiro, você deve lavar bem a superfície interna de sua panela com água e detergente;
  • Em seguida, seque-a muito bem (panelas de ferro podem ser levadas ao fogo para isso);
  • Quando estiverem secas e esfriarem, unte a superfície da panela com óleo vegetal;
  • Se utilizar panelas de ferro, faça esse processo do lado de fora também;
  • Agora vire a superfície interna da panela para baixo e ligue o fogo;
  • Fique de olho e desligue o fogo assim que começar a sair fumada de dentro dela;

Pronto! Agora sua panela está devidamente curada. Quando tudo acabar e secar, você pode lavá-la com sabão neutro e parte macia da esponja. Simples não? E se você tem dúvidas sobre a necessidade desse processo, veja a explicação científica por trás dele.

Por que fazer a cura da panela?

O processo de cura descrito acima é basicamente a adesão de uma camada de óleo polimerizado sob a superfície de uma panela. E não importa se o seu utensílio já é antiaderente, ou de que material ele é feito. Isso aumenta tais propriedades, além de impedir a oxidação da peça. Ou seja, é uma forma de preservar ao máximo seu utensílio culinário.

Dicas e considerações importantes

Depois de ver como fazer a cura da panela e entender sua importância, é hora de testar esse processo. Mas antes disso, existem algumas informações que você precisa ter em mente. Assim sendo, não deixe de considerar o seguinte:

  • De forma geral, o processo de cura de panela deve ser feito sempre antes de usá-la pela primeira vez. E isso independentemente do tipo de equipamento que tiver;
  • Não é preciso usar um óleo vegetal específico para esse processo. O mais importante é que você realize-o corretamente, conforme os passos acima;
  • Além disso, caso esteja em dúvida se deve ou não curar uma panela velha, existem sinais que isso é necessário. Desgaste, oxidação e o fato dos alimentos grudarem de maneira excessiva em seu interior são os principais.

Esses são passos e observações muito importantes e que servem para qualquer tipo de panela. Na medida em que considerá-los adequadamente, conseguirá curar sua panela perfeitamente.

Fazer a cura da panela: uma observação final

Com a aplicação correta da técnica que descrevemos nesse artigo, a eficiência de sua panela vai aumentar muito. E se preferir, pode aplicar o óleo em sua superfície com um pincel culinário que o resultado será o mesmo. Seja como for, temos uma última dica importante para te dar.

Após fazer a cura da panela, jamais tire-a do fogo e leve-a para a água fria para esfriá-la. Além do processo não surtir o efeito desejado, isso também pode estragar o seu utensílio culinário. Por isso deixe-o esfriar naturalmente antes de lavá-lo e usá-lo curado.

Por fim, no caso específico da panela de ferro, esse processo de cura deverá se feito de forma periódica. Assim você poderá mantê-la sempre em perfeitas condições de uso, garantindo total eficiência e funcionalidade ao equipamento.

Acesse seus artigos

Previous

Panela Ceraflame é Boa Mesmo?

Next

Como Tirar Crosta de Panela?